Alghero (de forma oficial: Alghero em italiano e L’Alguer em catalão; S’Alighera em sardo, L’Aliera em sassarés) é uma cidade situada na província de Sassari, a noroeste da ilha de Sardenha (Itália). Conta com cerca de 44.082 habitantes (trinta e um de dezembro de 2014). Hoje em dia ainda é conhecida como a Barceloneta sarda.
A cidade conserva o uso da língua catalã, conhecida como oficial na República Italiana e por região, perante o nome de dialeto alguerés. O centro histórico dá diversos traços urbanísticos e arquitetônicos comuns às cidades medievais dos territórios que formaram divisão da Coroa de Aragão.
As muralhas e torres, onde foram conservados, são muito características da cidade, assim como este o teu porto desportivo, encontrado ao pé do centro histórico. Perto está o aeroporto internacional de Algueiro-Fertilia. Alghero é a terceira cidade universitária da ilha, depois de Cagliari e Sassari, e conta com a sede do departamento de arquitetura, design e urbanística da Universidade de Sassari.
No contexto da competição entre Gênova e Veneza, em 1354, da marinha de briga de aragão expulsou os genoveses, que haviam fundado a cidade em 1102 sob as ordens da família Doria. A Coroa de Aragão até 1707, e o Reino de Espanha, depois, mantiveram o seu domínio (como no resto da ilha) até 1720, em que passou pra mãos do Piemonte.
- Um Responsabilidade política
- dois Subordinação ao Vice-reino de Nova Granada
- Conselheiro de Saúde e Consumo da Junta de Extremadura (1999-2007)
- O Conselho Geral do Poder Judicial elege 2 magistrados
- Transferência de várias competências das regiões
- Área de Organização: – Secretário de Organização: Alberto Home
- Antoni Sànchez i Gueldos (PxC) (Não Inscrito)
- Rajoy, tocado por seu isolamento político e a corrupção
Alghero situa-se no noroeste da Sardenha, na baía do mesmo nome. Ao norte da área urbana descobre-se a planície de Nurra, no noroeste dos sistemas karstiques de Capo Caccia, Punta do Giglio e o Monte Doglia. O sul da cidade, dá um território formado principalmente por montanhas e os planaltos de Villanova Monteleone e Bosa, pela última das quais se originam alguns rios, o que favoreceu a agricultura.
O clima de Alghero é suave pela presença da brisa que ameniza as temperaturas, de forma especial no verão. Os verões são quentes e agradáveis, como pela maior parte do Mediterrâneo. Ao norte da cidade há dois observatórios meteorológicos, onde se realizam as previsões de curto e médio prazo para todo o norte da ilha. Esta medição é enviada pros principais meios de comunicação nacionais e regionais.
—com influências do sardo e o italiano. O catalão foi substituído pelo português como língua oficial ao longo do século XVII, e, no século XVIII, pelo italiano. Em 1990, sessenta % da população ambiente ainda entendia o alguerés discutido bem que, desde há qualquer tempo, poucas famílias, transmitiram aos filhos.
Mesmo por isso, a maioria dos alguereses de mais de 30 anos sabem discutir e diferentes entidades promovem a língua e a cultura, por exemplo Òmnium Cultural, o Centro Maria Montessori e a Obra Cultural de Alghero. Anteriormente, o Conselho Regional de Sardenha havia reconhecido a igualdade pela dignidade da língua sarda com a italiana em toda a ilha, como este com outras línguas de âmbito mais reduzido, pela cidade de Alghero.
A cidade, por tua fração, promulga a tua proteção e normalização em seus estatutos. Generalitat de Catalunya, dentro de teu programa de investimento pela expansão da língua catalã, entre Catalunha e Alghero. Entre suas tradições vivas destaca-se o número p de Sibil·a, que é cantado na véspera de Natal (como acontece em Maiorca e, mais pouco tempo atrás recuperada em Barcelona). Nos últimos anos tem havido um ressurgimento da música cantada em alguerés.
Entre os mais notáveis personagens desta nova onda, evidenciam-se artistas como a cantora Franca Masu. As diversas etapas históricas que Alghero tem vivido deixaram um legado de uma abundância de monumentos, edifícios e locais de interesse muito rica. O primeiro sistema de fortificações da cidade remonta ao século xiii e foi importado do sistema genovês. Em 1354, a cidade foi ocupada na Coroa Aragonesa, que restaurou e expandiu o sistema defensivo, deste jeito em mau estado.