Muñotello é um município da Espanha na província de Ávila, na comunidade autónoma de Castela e Leão. Muñotello descobre-se no fundo do Vale de Amblés, aos pés Da Serrota, a cerca de 3 km da auto-rodovia N-110.
Em 2017 contava com uma população de 63 habitantes. A cidade está situada a uma altitude de 1152 m de altitude. 2017 do INE, com sessenta e três habitantes e uma densidade populacional de 3,dezesseis hab./km2. População de justo (1842-1897, entretanto 1857 e 1860, que é a população verdadeiramente) segundo os censos de população do século XIX. População de certo (1900-1991) ou população residente (2001) segundo os censos da população do INE.
Durante as festas locais, é tradição que os cidadãos que cumprem a maioria de idade desse ano de invadir uma árvore chamado “maio” e o coloca pela praça. O dia de Santiago Apóstolo, foi consumada uma missa especial por ser o padrão da cidade, onde os quintos do público tiram da igreja uma figura do Santo, começando desse jeito a procissão.
Uma vez terminada a procissão se executa um leilão onde se licitação por segurar nos braços do pedestal do Santo pra reverter a colocá-lo à igreja. Muñotello tem 3 ruas principais, 2 colégios abandonados; um masculino e outro feminino.
Festas: 25 de julho de Santiago Apóstolo, Romaria do Santo, Valetes populares e leilão dos braços do pedestal do Santo. Feiras:A Grande Festa é no dia vinte e cinco de julho, dia de Santiago, Padroeiro da Igreja e do Povo. Quando se volta pra porta da Igreja se executa um leilão pra inserir o Santo.
- “, “deus é rapidamente em ajuste de contas”
- o mais querido um do que dois
- Leitor médio, o último que li foi Stephen King
- 21 de junho (Primeiro dia do verão)
- O próprio entendimento e experiência do pensador crítico
- oitenta e cinco Carmen Lomana
a noite é inconfundível baile e tudo o que isto implica. É característico colocar na praça dos “maios”, por volta de álamos brancos, e as gurias colocam o “enramao” com flores e folhas de álamo as portas.
San Antonio é 13 de junho, há procissão e a câmara Municipal convida refrigerantes e outros alimentos, ao fim da procissão. Em San Isidro, se há missa, são abençoados os campos e a Câmara agrária. Outras tradições que havia pela vila eram em Carnavais, existe o hábito de que o que tirava a dançar com uma guria tinha que convidá-la pro boteco e depois ela tinha que pagar a ele um puro. Ademais Terça-feira de Carnaval era hábito destinar-se para o senhor cura pra tua casa, lhe subiam em um veículo de bois puxado por participantes da Prefeitura, e levou-o pra Igreja a narrar missa.
Depois da missa convidava a cura pra todo o povo de vinho, massas e doces. Também os porteiros estavam indo de residência em moradia a pedir e, logo em seguida, celebravam o lanche. Muñotello é um público fundado no século XI, da família dos Tello.
Esta era uma família de origem romana. Existia uma cidade de poucos habitantes e a três Km. Em meados do século XIX Muñotello era Villa com prefeitura, da província e diocese de Ávila, partido judicial de Piedrahita, audiência territorial de Madrid, capitania geral de Castela-a-Velha.