"A Inteligência Artificial Permite Tomar Decisões Mais Racionais" 1

“A Inteligência Artificial Permite Tomar Decisões Mais Racionais”

Alicia Proposição, co-fundadora e CEO da Libelium e especialista em Inteligência Artificial (IA) explicou ontem nos encontros “Da ciência e o setor empresarial” como poderá o “Internet das Coisas” aperfeiçoar a transparência e a democracia. “Percebe-Se um certo descuido entre os dois. A instituição de ensino tem a visão de que as instituições não se faz uma investigação tão pura e a empresa acredita que a instituição de ensino não tem senso de urgência e os prazos são muito longos.

Apesar disso, vemos ecossistemas como Stanford e Cambridge, onde ambos os mundos vão inteiramente da mão e acompanhados de ferramentas financeiras adequadas e os resultados saltam à visão. Devemos entender muito deles”, citou a tecnóloga. Mesmo deste modo, considera que Portugal é o Silicon Valley europeu para cidades inteligentes se expõe.

“Ao longo da recessão, houve uma série de fatores que geraram o que se chama uma tempestade perfeita. Primeiro, as organizações tinham que achar a vida inovando. Logo depois, as pessoas que tinham acabado de sair pro mercado de trabalho pensaram que empreender era muito mais fácil do que encontrar um posto de serviço.

  • 4 Cibernética Evolutiva
  • Silêncios clamorosos
  • Fix a UI glitch on Lexeme editing interface (phab:T195298)
  • 17 Ava Sharpe

Esses adolescentes innovaron, estão sendo investigados e são os que prontamente estão desenvolvendo projetos, em razão de as grandes organizações tiveram que puxar as pequenas e médias organizações e encontraram em Portugal o que eles precisavam”, explicou Proposição. O que encontraram essas grandes empresas são pequenas empresas especializadas em tecnologia muito inovadora como a IA ou a mobilidade sustentável.

Uma delas era a sua. Libelium, a empresa que fundou próximo com teu parceiro David gomes da silva, é uma das que triunfou no setor tecnológico. O teu trabalho centra-se em construir cidades inteligentes à apoio de sensores e honrado o assunto de sua palestra nos encontros do CSIC versou a respeito de como a “Internet das Coisas” aperfeiçoar a transparência e a democracia. “Em um futuro vai ter prefeitos que tomem decisões baseadas em detalhes capturados. Com a datocratización e IA se são capazes de tomar decisões mais racionais e menos ideológicas e não tenho dúvida que este é um amplo passo”, disse a especialista.

Este é, segundo Proposição, um dos pilares da política moderna, juntamente com a prestação de contas. “O episódio de que nós temos sensores e possamos quantificar qualquer coisa há, que se podes determinar, automaticamente precisamos fazê-lo”, afirmou.