Uma lógica não-monotónica, ou lógica não-monótona, é um sistema lógico em que a ligação de resultância lógica é não monotónica. A maioria dos sistemas lógicos têm uma relação de resultância monotónica, o que isto é que o integrar uma fórmula a uma teoria nunca ocorre uma redução do teu conjunto de conseqüências.
Intuitivamente, a monotonicidad sinaliza que o anexar novos conhecimentos não corta o conjunto das coisas conhecidas. O raciocínio de senso comum, algumas vezes impõe conclusões a partir de infos parciais, que em seguida são analisados ou são excluídos quando você recebe outras informações relevantes.
Como por exemplo, se um acordado animal se compreende que é um pássaro, e não se compreende mais nada, poderá-se assumir que é capaz de voar. Não obstante, esse episódio necessita ser cravada se depois se entende que esse instituído animal é um pinguim.
Este exemplo mostra que uma lógica que modele o raciocínio por falta não tem que ser monotónica. As lógicas padrão permitem retratar proposições como “se x é um pássaro, logo x poderá voar, a menos que exista uma coisa que o contradizem”.
O raciocínio abductivo é o sistema que deriva das explicações mais prováveis de detalhes populares. Uma lógica abductiva não podes ser monotónica por causa de as explicações mais prováveis não são necessariamente corretas. Por exemplo, a explicação mais viável olhar a grama molhada é que tem chovido; entretanto, essa explicação necessita ser retirado quando se fique sabendo que a circunstância real de que o pasto estava molhado era um pulverizador.
Entretanto que a primeira descrição (choveu) é retirado, devido à adição de detalhes (se ativou um pulverizador), qualquer lógica que modele explicações é não monotónica. Se uma lógica inclui fórmulas que significam que alguma coisa não é conhecido, esta lógica não pode ser monotónica. De fato, assimilar uma coisa que antes não era popular, leva à substituição da fórmula que especificava que essa parcela do conhecimento não é popular.
- Please update the status of your language edition in this page
- Caso Vela: México, a única verdade
- As identidades das vítimas ainda não podes ser facilitadas
- Os Padrões e Ontologias para a Genómica Funcional
- Tecnologia cara
- Registrado: 15 fev 2012
- Adobe Acrobat X Pro
- Segurança do servidor de e-mail
Este segundo câmbio (uma substituição causada por uma adição) viola a condição de monotonicidad. A lógica acerca do conhecimento é a lógica autoepistémica. A revisão de crenças é o sistema que permite modificar as crenças pra acomodar uma nova que pode ser inconsistente com as anteriores. No pressuposto de que a nova crença é correta, muitas das anteriores precisam ser retractadas pra manter a consistência. Esta retratação como resposta à adição de uma nova crença faz com que qualquer lógica pra revisão de crenças seja não monotónica. O questão da revisão de crenças é possibilidade pras lógicas paraconsistentes, as quais, mais do que tentar remover a incerteza da aturam.
G. Brewka (1991). Nonmonotonic Reasoning: Logical Foundations of Commonsense. G. Brewka, J. Dix, K. Konolige (1997). Nonmonotonic Reasoning – An Overview. M. L. Ginsberg, ed. Readings in Nonmonotonic Reasoning. Os Altos CA: Morgan Kaufmann. Horty, J. F., 2001, “Nonmonotonic Logic,” in Goble, Lou, ed., The Blackwell Guide to Philosophical Logic. W. Lukaszewicz (1990) Non-Monotonic Reasoning. Ellis-Horwood, Chichester, West Sussex, England. W. Marek and M. Truszczynski (1993) Nonmonotonic Logics: Context-Dependent Reasoning. Stanford Encyclopedia of Philosophy – “Non-monotonic logic” — por G. Aldo Antonelli.
↑ Shamdasani, Pavan (quatro de outubro de 2017). South China Morning Post, ed. “The Blade Runner effect: the best eight vídeo jogos that were influenced by the original film” (em inglês). “Snatcher: O Blade Runner de metal gear solid”. “Filhos de Blade Runner: Os jogos ciberpunk imprescindíveis”. “Cyberpunk 2077 Você Strong Elements from Both Robocop & Blade Runner; Missões Allow Emergent Creativity” (em inglês).
“The Top 1319 Sample Sources (version 60)” (em inglês). “Blind Guardian – Reissues” (em inglês). “Related Music FAQ (em inglês). “Official Charts Flashback 1997: Spice Girls – Spice Up Your Life” (em inglês). “When George Michael Was A Superhero – As Drawn By Stephen Platt” (em inglês).