nos últimos 15 anos, 22 países legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo, localizados principalmente na Europa e pela América, com exceção da África do sul e Nova Zelândia. As legislações aplicadas apresentam, mas, variações quanto ao alcance de suas respectivas leis e os direitos que reconhecem.
O precedente internacional que lançou as bases das atuais leis de casamento homossexual foram as uniões civis, entendidas em Portugal como pros casais de fato. Em 1989, a Dinamarca aprovou a primeira lei deste tipo, em que se reconheceu pela primeira vez no mundo das uniões entre pessoas homossexuais, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.
No caso de Portugal, as competências em termos de lei de uniões de facto, depende de cada Comunidade Autónoma. Em vista disso, Catalunha se tornou, em 1998, a primeira autonomia que legalizaba as uniões de facto entre homossexuais, abrindo um precedente a nível nacional.
- o Chile: Justo Villar, goleiro do Colo-Colo
- você Já pensou em diamante
- Quais são os serviços de valor acrescentado vocês integram ao restaurante
- Os juízes militares. Sim
- Brasil / Atlético Mineiro capitulou diante do Corinthians
- São longevos
- 8 “juxta quem, quum dicis octo, medicum”
porém, as uniões civis têm limitações no que a direitos de casais se alega. É deste modo que não seria até o ano 2000, no momento em que, nos Países Baixos, e pela primeira vez no mundo, é rompiesen as barreiras legais e ideológicas do termo ‘casamento’.
O Parlamento holandês aprovou em 19 de dezembro desse mesmo ano, uma lei de casamento que equipará-la plenamente aos casais heterossexuais e homossexuais. Assim, os Países Baixos passaram a ser uma referência internacional, boquiaberto por todas as corporações defensoras dos direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais), que viam naquele feito uma expectativa de futuro e um porquê pra prosseguir brigando. A aceitação da homossexualidade no mundo está crescendo entre a juventude.
É o que indica um estudo feito pelo PEW Research Center em 2013, um centro internacional de estatística sobre questões, atitudes e tendências. A partir dos anos 70, a homossexualidade como direito começou a ganhar terreno em um mundo muito conservador, onde o formato de família habitual, era uma charada de Estado. Não seria até 1969, no momento em que a voz do colectivo homossexual começasse a tocar.
No dia 28 de junho daquele ano, os compradores do Stonewall Inn, um boteco de Manhattan (Estados unidos), iniciaram uma revolta depois da brutal invasão policial contra homossexuais consumada lá. Este acontecimento é considerado um marco fundador da libertação homossexual, a primeira vez pela história em que a comunidade LGBT lutou pelos seus direitos.