Um mapa do diagrama é uma representação gráfica de idéias ou textos (que eu preciso indagar) de forma limitada, com o uso de palavras chave quadradas ligadas por linhas que podem ou não ter conectores. Graficamente é como uma árvore que nasce e tem muitos ramos; visualmente começa em uma expressão inicial, de onde saem diversas outras.
Um mapa sinoptico é normalmente implementada como uma estratégia para organizar o discernimento de uma maneira simples e clara de se entender. Contém uma infraestrutura, visto que é fundamentado em um assunto em específico e tuas imensas relações. As tabelas sinópticas são muito úteis pra verificar um assunto ou uma teoria (como textos, por diferentes autores) em razão de contrastam variáveis para encontrar semelhanças e diferenças entre elas. Estes esquemas servem como socorro mental pra memorizar, visto que é possível recordar as palavras-chave que o compõem e assim sendo se consegue criar todo o conceito (inicial) em si mesmo.
Em suma, se jerarquiza em função da importância dos conceitos através da colocação de palavras-chave em um quadro ou escrevê-las em um tamanho de letra maior que o resto, passando do geral pro especial. Em primeiro território, você tem que ler e interpretar o instrumento (que é objeto de estudo) para perceber o assunto em termos gerais, e familiarizar-se com ele.
- Dotar de vivências musicais enriquecedoras do ponto de visibilidade psicológico e físico
- 2008 – Fortress Round My Heart – Lista de álbuns no Reino Unido: posição 39[10]
- dois Sinais de hipo-responsividad
- 3 Dança regional 7.3.Um Poesia e Interpretação poética
- Ponta de Canelo
Em segundo ambiente, a releitura do objeto necessita identificar aquelas idéias que são primárias (ou centrais). Neste passo costuma ser muito útil fazer um resumo de tudo o que se leu, visto que, de modo inconsciente, são selecionadas as idéias fundamentais, eliminando redundâncias. Em terceiro lugar, os conceitos que compartilham características comuns precisam ser agrupados de maneira global.
em seguida, necessita-se discernir a frase temática, que é a que descreve a idéia ou o foco central da escritura total, que é o título da tabela. Em resumo, tem que-se começar uma ligação entre os elementos do texto pra organizá-los e distinguir o seu feitio geral. Além disso, todas as idéias principais (que foram anteriormente identificadas) são categorizadas para esbozarlas em um primeiro rascunho da tabela (com idéias muito gerais), onde são adicionadas as ideias complementares e seus detalhes. É um método de diminuição de ideias sobre isso um conteúdo específico, que se decide de modo gráfica e visual, auxiliando a memorizar os conceitos.
O quadro-sinopse, apesar de que possa diferir de um para outro, não tem tantas alternativas de inovação. É improvável que o mapa conceitual seja parecido entre dois criadores, já que o toque pessoal é inevitável, porque as relações são supraordenadas, subordinadas ou correlatas, e não simplesmente hierárquicas.
É improvável a elaboração de um mapa conceitual claro, sem um discernimento profundo do tema. Para um estudo menos profundo, recomenda-se uma tabela sinóptica, e até é aconselhável dominar primeiro a confecção de tabelas sinópticas e, logo após, começar a exercitar a confecção de mapas conceituais.
É uma ferramenta usada como técnica de aprendizagem. Aqueles que fazem um deles são capazes de entender instituídos conteúdos com superior praticidade. É uma tabela, parecido a um esquema, que se caracteriza por ser usada antes de conteúdos de carácter muito específico, organizados em um tamanho e maneira instituídos pelo sistema de chaves.
A forma de uma tabela sinóptica começará a ser configurado através do título de dado a organizar, que necessitam ser colocados na porção central, fora da chave principal. Posteriormente, as legendas ou subcategorias precisam ser posicionados segundo o seu grau de hierarquia, a toda a hora fazendo emprego das teclas. Quando existe um quadro-sinopse é muito vantajoso marcar de antemão todos aqueles conceitos e frases que são a chave para o tema, pra que possa ser menos difícil fazer as caixas que permitam uma melhor organização da informação.
Por outro lado, é bastante eficaz pra organização da tabela usar linhas e setas que permitem unificar com um correto significado os conceitos relacionados entre si. As tabelas comparativas são uma ferramenta ou técnica de ensino-aprendizagem muito útil pra ver de perto mais rápido as semelhanças e/ou diferenças entre 2 ou mais fatos, dados, períodos ou circunstâncias. Permite compreender a organização e sistematização da dica, constituindo uma estratégia respeitável pra um aprendizado significativo. Podem ser estilos de um mesmo assunto, como comparar os dois períodos do Renascimento, ou dois temas diferentes, contudo relacionados, como a comparação entre os povos mais avançados da América pré-colombiana.